Casa Vigil – Bodega Aleanna El Enemigo – Um maravilhoso jantar
Eu e minha namorada em nossa visita a Mendoza reservamos para nosso último jantar a Casa Vigil. Este restaurante fabuloso do grupo El Enemigo formado pelo enologo Alejandro Vigil e pela filha do Nicola Catena da Bodega Catena Zapata Adrianna Catena é fantástico e foi um dos pontos altos desta visita a Mendoza.
Alejandro Vigil é um engenheiro de solos e enólogo chefe das vinícolas Catena Zapata e Aleanna. Adrianna Catena é uma historiadora. Desde 2009 fazem excelentes vinhos juntos, incluindo o El Gan Enemigo Cabernet Franc Gualtalary, um Cabernet Franc com várias notas 100 pontos.
O restaurante está localizado ao lado de sua casa e seus vinhedos. Na visita noturna passamos pela entrada lindamente iluminada com vista aos vinhedos, ânforas e da horta orgânica antes de chegar ao restaurante. O restaurante e a loja são discretos, muito bem iluminados, românticos, com decoração simples e interessante.
A bodega foi projetada com inspiração na Divina Comédia, o poema de Dante Alighieri. Os ovos de concreto na entrada são utilizados para fermentação dos vinhos brancos complexos.
Reservamos o jantar de 14 passos harmonizados com deliciosos vinhos. Tanto a comida, quanto os vinhos foram maravilhosos, com a degustação de vinhos ícones. A gastronomia é comandada pelo chefe Santiago Maestre. É muito interessante a acolhida pela equipe altamente treinada com informações sobre os pratos e sobre os vinhos degustados e harmonização com os pratos.
Na chegada fomos rapidamente levados para uma linda mesa com vista para uma parte da vinícola, também para a cozinha e em um dos cantos um músico que nos brindou com belas músicas.
Consegui com nossa garçonete da parte gastronômica os 14 passos da degustação: Croquetes de Ossobuco com Siracha, Sopa Papa, Berenjena Humos, Hongos, Pejerrey / Zuchini, Trucha / Azafran, Molleja / Humita, Noqui Panceta, Lomo / Cebolla / Ajo Negro, Chivo / Boniato, Cordero / Beteraba, Infusion, Maça Verde / Limao e Chocolate / Mandarina. Todos maravilhosos na textura, sabor em pequenas alíquotas perfeitas. Comioda saborosa, com muita técnica, ingredientes frescos e de primeiríssima qualidade. Experimentamos um pão com massa de cacau e 2 azeites maravilhosos, produção própria.
Fomos brindados por excelentes vinhos: El Enemigo Malbec 2018, El Enemigo Chardonnay 2021, El Enemigo Semillon 2021, Manos Negras Pinot Noir 2020, Gran Enemigo Torrontes 2019, El Enemigo Chenin Blanc 2021, Luca Labporde Double Select Syrah 2020, El Enemigo Single Vineyard Bonarda El Barranco 2019 e 3 Gran Enemigo Cabernet Franc fantásticos: Agrelo Single Vineyard 2019, Chacayes Single Vineyard 2018 e o meu favorito Gultallary Single Vineyard 2019. Que vinhos maravilhosos e muito bem harmonizados com os pratos.
Gostei muito do restaurante, atendimento, vinhos e comida, recomendo muito a visita. Um maravilhoso jantar. Vale muito a pena…