Casa Geraldo – Excelente visita a vinícola, recepção muito boa pelo Carlos Geraldo
Em nossa visita a Espirito Santo do Pinhal resolvemos visitar Andradas e a vinícola Casa Geraldo. Não nos arrependemos, muito bom passeio e degustação.
Compramos o Passeio do Enólogo na Jardineira com almoço e degustações. Nossa visita no sábado começou com um café da manhã com pão de queijo, suco de uva e café em volta da retunda e dos jardins com ciprestes, local muito bonito e central ao lado do auditório, loja de vinho e restaurante. Já com a presença do enólogo e seus dois cachorros fiéis. Recebemos um chapéu da vinícola e uma taça para as degustações. Esta taça foi trocada algumas vezes.
Após um bate papo aonde nos foi contada a história da família, vimos um belo vídeo desta história e das instalações como era e como está agora. De jardineira subimos aos vinhedos aonde recebemos informações sobre as uvas, tipo de vinho, da ideia por trás deste vinho, degustamos uvas e vinhos. São várias paradas com fotos dos vinhedos, do local bem interessante.
A cada parada degustamos espumantes, vinhos brancos, roses e tintos com os cachorros nos acompanhando grande parte do tempo. Foram vários vinhos interessantes, principalmente pelo método de colheita em dupla poda com colheita no inverno evitando as chuvas. Como resultado as uvas tem mais açucares e geram vinhos com teor alcoólico maior, com maior riqueza de detalhes em aromas e sabores. Degustamos alguns espumantes, rose de syrah, sauvignon blanc, viogner cabernet franc e cabernet sauvignon, vários syrahs todos de colheita de inverno, inclusive um colhido próximo a um belo jatobá que da nome ao vinho e não é barricado, mas bem interessante e bem barato.
Visitamos além dos vinhedos degustando a adega aonde experimentamos suco de uva pré fermentação, vinhos em elaboração com as diferentes cepas nos tanques de inox, depois também experimentamos vinhos das barricas. Inclusive vinhos experimentais de vinificação tipo vinho do porto, sherry, moscatel e os da linha campino a vinícola original da família.
A seguir almoçamos no restaurante da vinícola e seu menu harmonizado de 4 passos. Com direito a salada, verde, bruscheta, nhoque recheado e um vinho branco, prato principal um filé mignon, risoto e ratatouille com um syrah e sobremesa e espumante. Sempre acompanhados pela agradável conversa do enólogo Carlos Geraldo, um dos donos da vinícola, bons vinhos e muitos causos.
Por último passamos pela loja e fizemos nossas compras. Tirei belas fotos de todo o tour.
Recomendo a visita. Vale muito a pena…